segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

SEMANA FRIDA KAHLO

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pai, conhecida como La Casa Azul, em Coyoacán, México.
Aos 6 anos, Frida contraiu poliomielite, sendo esta a primeira de uma série de tragédias ao longo de sua vida. A poliomielite deixou uma lesão em seu pé direito e graças a isso ganha o apelido de: Frida perna de pau. A partir disso ela começou a usar calças e depois, longas e exóticas saias, que vieram a ser uma de suas marcas pessoais.
Aos 18 anos, Frida sofre um grave acidente. O bonde no qual viajava chocou-se com um trem e o pára-choque de um dos veículos perfurou suas costas, atravessou sua pélvis e saiu por sua vagina. Tal acidente fez com que Frida usasse diversos coletes ortopédicos de materiais diferentes, inclusive um de gesso o qual chegou a pintar e nomeou como: A Coluna Partida. Durante sua longa convalescença, começou a pintar com uma caixa de tintas que pertenciam a seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.

Sua obra foi qualificada como surrealista por André Breton, porém ela mesma declara mais tarde que: "Pensavam que eu era uma surrealista, ma eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário